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Como trabalhar a comunicação interna em tempos de isolamento social?
18 de Maio de 2020
O principal objetivo da comunicação interna é manter os colaboradores alinhados com as estratégias e processos das empresas, além de informar sobre eventos, novidades e aproximá-los das iniciativas e políticas adotadas. Mas em tempos de crise, é ideal sustentar as mesmas práticas?

Toda vez que um cenário não favorável se faz presente, surge a incerteza. Afinal, antes de profissionais todos são seres humanos. Diante da pandemia do Coronavírus e a imprecisão que trouxe, os times de comunicação e RH precisaram se adaptar e antecipar o novo modo de comunicar e interagir com os colaboradores.

E por que novo? O que conhecíamos de mundo não existe mais. Estamos construindo uma nova ordem global, seja de negócios, de relacionamento, e até mesmo de trabalho.

No momento em que após um fim de semana tivemos uma mudança radical. De um dia para o outro começou a quarentena e passamos do escritório para o home office; das viagens para as conferências; da sala transformada em office, escola e recreação, os colaboradores precisam de transparência e cooperação das companhias em que trabalham.

Esse posicionamento de parceria entre as empresas e seus funcionários faz toda a diferença nos resultados, no relacionamento e no empenho. Isso porque os líderes tanto diretos quanto a nível de diretoria, devem estar consoantes nas informações transmitidas, bem como serem apoiados pelo time de comunicação e RH.

Compartilho cinco passos práticos para a comunicação em tempos de isolamento:

Transparência: encaminhar um comunicado oficial com o posicionamento da companhia diante do cenário atual e as ações que serão adotadas mediante políticas públicas e até mesmo do segmento perante a economia.
Liderança: eleger um porta-voz para, ao menos semanalmente, enviar um vídeo, fazer uma conferência com todos os colaboradores e atualizar os próximos passos.
Contato direto: manter canais de comunicação ativos para esclarecer as possíveis dúvidas dos colaboradores e não deixar que especulações aconteçam.
Interação: incentivar os gestores a se reunirem ao menos uma vez por semana com os seus times para entender quais são os desafios, como têm se sentido e compartilhar dicas de produtividade.
Surpresa: prepare um kit especial para os colaboradores e entregue nas casas. Eles se sentirão acolhidos e ainda mais pertencentes à corporação.

A distância física não é empecilho para se fazer presente, ser humano e apoiar aqueles que fazem as empresas acontecerem.
FONTE: Mariana Alves, co-founder da MA² Business and Communications
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