A cultura dos filhos de imigrantes, de desbravar novos horizontes e neles encontrar oportunidades para conquistar propriedade prometida, levou centenas de jovens corajosos a se instalar na recém-emancipada Frederico Westphalen. Nesta terra, encontraram o ambiente propício para investir o pouco que tinham, mas o necessário para transformar suas vidas e também o lugar que adotaram como seu lar.
Aqui, a semente do empreendedorismo teve todas as condições para se desenvolver e produzir frutos. Uma comunidade que almejava o amplo desenvolvimento, com oportunidade para todos que desejavam prosperar, desde que com trabalho e visão humanitária. Mesmo distantes dos grandes centros, os frederiquenses de sangue ou de coração sempre buscavam trazer para a promissora cidade as novidades que encontravam lá fora, criando um espírito cosmopolita, uma vida cultural intensa, enfrentando todas as limitações de um município ainda essencialmente rural. E a cada década, o empreendedorismo do comércio, da indústria e dos prestadores de serviços fomentava o desenvolvimento destes setores, fazendo surgir novas empresas, novas oportunidades para quem aqui chegava, tornando Frederico Westphalen polo regional.
E é neste cenário pulsante, repleto de lideranças com visão de futuro, que o embrião do associativismo empresarial surgiu, contemporâneo à criação da primeira cooperativa de produção. A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Frederico Westphalen (ACIFW) teve início em 20 de setembro de 1957 através da soma de esforços, de sonhos, de objetivos que se concretizava. Nestas mais de seis décadas de atividades, a ACIFW, hoje Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de Frederico Westphalen se consolidou como a casa que acolhe as boas ideias, que representa a força que movimenta a economia, transformando a vida de todos nós.
Resumir o que é a ACIFW e sua trajetória é um desafio insuperável, pois a história desta entidade não está apenas nas páginas de jornal, em registros fotográficos ou em documentos históricos, boa parte dela está impregnada na alma, na memória afetiva de cada um que em algum momento contribuiu para que a ACIFW chegasse até aqui, fortalecida pelos inúmeros pleitos que defendeu e conquistas que alcançou. Conheça algumas das principais memórias que marcaram a atuação da entidade em nosso município.
A certeza de que a soma de esforços, que o pensar e o agir juntos têm mais força do que a iniciativa isolada levou um grupo de empresários a buscar soluções para problemas em comum através do associativismo empresarial. Timidamente, a entidade mobilizava forças e foi assim na sua primeira década. Em 1967, uma das primeiras iniciativas da entidade, na época ainda denominada “ASSOCIFREWE”, foi a criação do Departamento de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC, hoje denominado SCPC), em junho de 1969, atitude bem recebida pela classe, pois auxiliava em uma importante demanda já para a época, a segurança na concessão de crédito. Para as empresas, o SCPC é a garantia de acesso a informações decisivas, através de ferramentas e soluções inteligentes de proteção ao crédito para a realização de bons negócios.
As primeiras reuniões eram realizadas na Câmara de Vereadores e no Clube Recreativo e Cultural Harmonia. Ao mesmo em que conquistava maior representatividade e respeito, crescia a necessidade de contar com um local que pudesse receber os associados, acomodar as reuniões da diretoria. Após a aprovação do projeto de lei de doação da área, o qual foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo, em 1978 começou o movimento de arrecadação de recursos para iniciar a obra, criando o Livro Ouro, onde consta a lista das empresas e empresários beneméritos da entidade, que contribuíram financeiramente e através de trabalho para a construção da sede. Então, em 1988, a construção da sede foi finalizada e inaugurada com um jantar festivo, marcando um momento histórico, proporcionando um novo ritmo para as atividades da entidade. A estrutura garantiu a ampliação dos serviços prestado aos associados, além de uma estrutura de salas para reuniões e cursos, salão nobre para eventos, e vários espaços que proporcionaram, através da mobilização de diversas gestões, a instalação de instituições parceiras como Senac, Sebrae, Sesc, Ciee, Sindilojas e CDL no município.
A visão empreendedora das lideranças à frente da ACIFW, seu olhar atento às demandas necessárias para proporcionar condições para o crescimento das empresas, fez com que a associação liderasse importantes movimentos ao longo das décadas, resultando em conquistas que beneficiaram não os setores do comércio, indústria e prestação de serviços, mas toda a sociedade. O papel de defender os interesses do empresariado é compromisso assumido por todas as lideranças que estão a frente da entidade, bem como sua preocupação em torná-la cada vez mais eficiente no atendimento às demandas. Dentro da sua missão, a ACIFW tem como função a representatividade da classe empresarial, sendo a voz do empresário em diversas entidades, conselhos e comitês.
Ao longo dos anos, a associação participou de incontáveis pleitos e, atualmente, destacamos a elaboração do Plano de Desenvolvimento Municipal para Frederico Westphalen, iniciativa que envolveu mais de 180 entidades e instituições representativas para a elaboração de um documento que reúne objetivos e estratégias para a gestão do município e tem o propósito de servir de base para as futuras gestões utilizarem este processo de construção coletiva da comunidade. O documento foi elaborado durante oito meses, por dezenas de voluntários frederiquenses através da condução da entidade, envolvendo representantes das mais variadas entidades e instituições, gestores públicos, professores e profissionais ligados a cada um dos 9 Eixos Temáticos, além de lideranças empresariais e políticas.
A ACIFW, através de um movimento para a implementação de um novo formato de feira, realizou duas feiras das indústrias, onde foram lançadas diversas indústrias locais, tendo 40 expositores em 1998 e 65 empresas expositoras em 1999. Com o sucesso dos eventos a associação então reeditou a feira Expofred – a última tinha sido em 1994 – e retomou nos anos 2000. Hoje, a Expofred é a maior feira multissetorial da região e considerada uma das maiores do estado do RS, realizada tradicionalmente a cada dois anos. A feira tem como missão alavancar o desenvolvimento econômico e social de Frederico Westphalen e região, através da agricultura familiar, agronegócio, comércio, indústria, serviços, cultura e entretenimento, além das atrações tradicionais da feira, que têm seu espaço garantido, nas mostras de animais, eventos paralelos e grandes oportunidades de negócios.
Nestas mais de seis décadas, milhares de pessoas passaram pelas salas de cursos e salão nobre, adquirindo conhecimento que fez a diferença na gestão e atividades das empresas de Frederico Westphalen e região. Através da Agenda Empresarial, a entidade promove o acesso ao conhecimento e capacitação com de cursos, palestras e treinamentos – com curso reduzido para empresas associadas – visando fortalecer a cultura do aprendizado constante, ciente de que o conhecimento sempre foi um diferencial competitivo de qualquer empresa, independente do seu porte.
Como entidade de classe, a ACIFW encontrou um modo de valorizar a força empresarial do município através do prêmio Empresas e Empresário do Ano, com a primeira edição no ano de 2009. O evento tornou-se tradicional em Frederico Westphalen e tem como objetivo reconhecer e destacar o trabalho de empresas e empresários que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do município. A premiação é realizada juntamente com a Administração Municipal anualmente.
Com uma história marcada por desafios e importantes conquistas, a associação inicia o trabalho numa nova etapa: a ampliação da sede. A obra irá atender a demanda crescente de espaços para a realização de cursos, capacitações, palestras e outros eventos empresariais, além de empréstimo de salas para iniciativas da comunidade. O terreno, de aproximadamente mil metros quadrados, foi doado pelo município após uma solicitação realizada ao Poder Executivo. Em 2017, a diretoria finalizou uma importante etapa com a formalização da nova área, com o terreno devidamente escriturado e averbado, além da aprovação da licença ambiental. A próxima etapa será a busca de recursos para o início das obras. Esta conquista que simboliza o empreendedorismo do nosso empresariado e a força da nossa economia.
E é assim, de forma corajosa e visionária, que a entidade apoia o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade e também da região e, neste ano tão desafiador, renova seu compromisso com o seu associado.
- Congregar as pessoas físicas e jurídicas que exerçam atividade comercial ou industrial, tendo em vista a defesa dos interesses comuns e o incentivo ao espírito de solidariedade entre os associados e com as demais entidades de classe;
- Colaborar com os Poderes Públicos na promoção do desenvolvimento;
- Representar os associados perante os Poderes Públicos e Entidades em geral;
- Proporcionar aos associados, assistência técnica e jurídica;
- Promover a cultura em torno de assuntos de interesse de associados;
- Prestar serviços de interesse público e social.