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Empresário: como não perder dinheiro com a inadimplência?
06 de Julho de 2016
Em tempos de retração econômica, manter as contas pessoais ou da empresa em dia pode ser um desafio. Pensando nisso, a unidade do Sebrae de Frederico Westphalen ofereceu aos empresários do município e da região uma palestra com o tema “Como não perder dinheiro com a inadimplência”. A capacitação foi ministrada pelo consultor terceirizado do Sebrae Evandro Luís Capitânio, de Carazinho, e ocorreu no salão nobre da ACI-FW, no dia 28 de junho. Durante a palestra, os empresários foram convidados a compartilhar suas visões e experiências de suas empresas, como forma de promover uma discussão plural do assunto.
Foram apresentados os principais diferenciais para que a empresa siga progredindo, como conhecimento do ramo, controle financeiro rígido - separação entre o dinheiro pessoal e o da empresa -, análise de anotações e de livro-caixa, e habilidade em gerir o empreendimento.

Causas da inadimplência
Em sua fala, Capitânio ressaltou o resultado de pesquisas que indicam o aumento da inadimplência nos últimos meses. Neste sentido, o palestrante colocou a importância de estar ciente do nível de inadimplência da empresa, sendo que o número pode variar dependendo do ramo da atividade. Como causas do comportamento, indicou as dificuldades financeiras pessoais, desemprego, falta de controle nos gastos, compra para terceiros, atraso no salário, comprometimento de renda com outras despesas, má fé, entre outros.

Como evitar?
O consultor alertou para alguns cuidados que podem ser tomados no ato da compra para evitar a perda de valores, como exigência de documentos pessoais, comprovante de residência e de renda, efetuar consultas nos serviços de proteção ao crédito, manter cadastros atualizados e utilizar cartões de débito ou crédito. O consultor chamou a atenção para a necessidade de penar na inadimplência em todos os segmentos da empresa. “Uma empresa é como uma engrenagem que envolve todos os setores. O que facilita para um, pode vir a dificultar para outro. Por exemplo, facilidades para o comercial vender mais, podem acarretar em prejuízo financeiro”, afirma. De acordo com Capitânio, a possibilidade de evitar a inadimplência sem perder as vendas existe. Para isso, é preciso criar regras para padronizar as análises de crédito, mas sempre pensando nos clientes que são exceção.
Os empresários destacaram a situação de cidades de pequeno porte, em que geralmente as vendas são feitas entre amigos ou conhecidos. Sobre isso, o consultor frisou que mesmo os negócios entre amigos precisam ser feitos de maneira profissional e que é necessário saber se posicionar perante o consumidor. “É preciso saber dizer não, mas o “não” como um posicionamento ou critério da empresa e não como uma repreensão”, aponta.
FONTE: Jornal O Alto Uruguai
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