TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Consenso é tema de palestra na ACIFW
26 de Setembro de 2019
A cientista social e política, Elis Radmann, falou sobre comportamento e expectativa da sociedade e quais são as características da gestão por consenso.
A sexta edição do No Tom da Conversa aconteceu na noite da última quarta-feira, 25, e contou com a presença da cientista social e política, Elis Radmann, que falou sobre a gestão por consenso. A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de FW (ACIFW), realizadora do evento, trouxe o tema com o objetivo de oferecer à comunidade um conhecimento especializado a respeito do tema, com informações sérias sobre o processo, fomentando um debate crítico.

O evento aconteceu no salão nobre da ACIFW e reuniu lideranças políticas, autoridades, empresários e comunidade. A palestrante da noite, Elis Radmann, iniciou sua fala comentando sobre as transformações sociais, destacando a revolução digital, o processo de individualização ou empoderamento do indivíduo – o que acaba diminuindo o sentimento de comunidade -, e os motivos dos impactos positivos e negativos causados pelas redes sociais. Na sequência, Elis apresentou alguns estudos que realiza no Instituto Pesquisa de Opinião, no qual é fundadora, e que evidenciam aspectos comportamentais dos eleitores, tais como a descrença e preocupação com a política, a intolerância e apatia social, além das tendências da cultura política em curso e perfil desejado de governantes.

Após a introdução sob uma perspectiva sociológica, a cientista social e política abordou o tema consenso com maior ênfase, trazendo dados do RS, como sendo o estado com maior número de cidades em que o Prefeito foi eleito por uma candidatura única – são 32 casos, localizados no norte do estado. Na sequência, Elis explicou o processo de construção de um consenso, em que é necessária a realização de uma eleição, a construção de uma agenda única de propósitos e prioridades, a criação de um conselho consultivo, dentre outros processos. “Ter propósito é construir um planejamento social e econômico, visando o crescimento unificado da cidade. Esse debate passa pela união política, empresarial e social”, explana a especialista.

Por fim, Elis apresentou alguns pontos que fazem parte da mudança do modelo mental para a construção de um consenso, em que a cidade tem um propósito; as pessoas abrem mão de interesses pessoais em função do propósito; há necessidade de regras onde todos ganham, não beneficiando um em detrimento de outro; o propósito ganha vida em um programa de governo; se estabelece um canal de comunicação e Conselho Consultivo; e o propósito é reavaliado permanentemente.

Para o presidente da ACIFW, Ramir Severiano, o encontro “é parte de um movimento de construção de um projeto harmonioso e que vem ao encontro dos anseios de toda a sociedade. É interessante pensarmos em um projeto de desenvolvimento econômico e que contemple, também, as questões sociais com a participação de todos os segmentos da sociedade”.

O No Tom da Conversa é promovido pela ACIFW e conta com o patrocínio do Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Unimed Noroeste e Tchê Turbo Telecom. A próxima edição do evento será realizada no dia 30 de outubro, no salão nobre da entidade. Mais informações serão divulgadas nos próximos dias.

A palestrante
Elis Radmann é cientista social e política, fundou o Instituto Pesquisa de Opinião (IPO), em 1996, e tem a ciência como vocação e formação. Socióloga, obteve o Bacharel em Ciências Sociais na UFPel e tem especialização em Ciência Política pela mesma universidade. Mestre em Ciência Política pela UFRGS e professora universitária, Elis é Conselheira da Associação Brasileira de Pesquisadores de Mercado, Opinião e Mídia (ASBPM). No campo político-eleitoral, é especialista em comportamento eleitoral brasileiro e em análise do discurso. Também é colunista na Coletiva.net.
FONTE: Assessoria de Imprensa ACIFW
Fotos

Comentários