TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Videomonitoramento e a segurança em Frederico Westphalen
17 de Maio de 2019
Poder Executivo estuda manutenção do sistema após a retirada das câmeras da cidade
Após cerca de três anos, desde a instalação do sistema de videomonitoramento em Frederico Westphalen, a empresa responsável pelo fornecimento, instalação e manutenção do sistema de câmera de monitoramente, DGT, fez a retirada dos oito equipamentos das vias e locais públicos da cidade nesta quinta-feira, 16. O comunicado oficial sobre a retirada foi feito na terça-feira, 14, às entidades e órgãos públicos envolvidos com o sistema, como a Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de Frederico Westphalen (ACIFW), o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e o 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
De acordo com o presidente da ACIFW, Ramir Severiano, o contrato com a empresa DGT estava em nome da Associação, que liderou as tratativas para implementar esta tecnologia na cidade, visando contribuir para ampliar a segurança não apenas do comércio, mas em todo perímetro urbano. Em 2016, quando foi instalado o sistema, ficou acertado entre a diretoria da ACIFW e o Poder Municipal que a entidade custearia as despesas em um período inicial, utilizando os recursos do resultado positivo da Expofred 2016 e que, posteriormente, a Administração Municipal assumiria a responsabilidade sobre o contrato e custearia a manutenção do sistema.
Em 2018, com o fim dos recursos, foram realizadas diversas reuniões com o objetivo de decidir como seriam mantidos os serviços e como se daria a renegociação dos termos do contrato com a empresa fornecedora. No final da manhã desta sexta-feira, 17, o prefeito José Alberto Panosso comunicou oficialmente a decisão de realizar um novo estudo, mais detalhado, para definir como será feita a manutenção do sistema no município. O comunicado foi realizado em reunião na prefeitura, que contou com a presença do presidente da ACIFW, Ramir Severiano, do presidente do Consepro, Diogo Girardi, do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Paulo Ricardo Donin de Lima, da secretária municipal da Fazenda, Simone Duarti, e demais membros do Consepro.
O prefeito José Alberto Panosso, declarou que uma equipe do Poder Executivo está estudando a viabilização da continuidade do sistema de videomonitoramento na cidade, buscando atender todos os requisitos de qualidade e de custos. “É nosso total interesse trabalhar por ampliar a segurança do cidadão frederiquense, tanto que já formalizamos a inclusão da nossa cidade no SIM [Sistema de Segurança Integrada com os Municípios] do Governo Estadual, onde as imagens de videomonitoramento de todo Estado serão compartilhadas junto aos órgãos de segurança responsáveis, melhorando a eficácia desta tecnologia” destaca Panosso.
O presidente do Consepro, Diogo Girardi, que assumiu a gestão da entidade na última segunda-feira, 13, afirma que a diretoria está empenhada em auxiliar o município nesta negociação, bem como no que for preciso para agilizar a reinstalação dos equipamentos de monitoramento, pois certamente o sistema contribui para coibir o crime.
FONTE: Assessoria de Imprensa ACIFW
Fotos

Comentários