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ACIFW cobra melhora nos serviços prestados pela RGE
17 de Abril de 2019
Audiência pública debateu os problemas com as quedas de energia na região
O descontentamento por parte dos consumidores com as constantes quedas de energia na região ocasionou uma audiência pública na terça-feira, 16, que reuniu diversas entidades na Promotoria de Justiça de Frederico Westphalen. A proposta do Ministério Público (MP) foi trazer para o debate os representantes da companhia Rio Grande Energia (RGE) e esclarecer medidas a serem tomadas para a solução de problemas no serviço.
Dezenas de empresas do centro de Frederico Westphalen tiveram prejuízos e transtornos com o corte de energia no horário comercial, por exemplo, o que resultou na mobilização da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de Frederico Westphalen (ACIFW) que realizou diversas reuniões com a RGE para passar as demandas dos associados e buscar melhorias na estrutura. Na audiência do dia 16, estiveram presentes o presidente da ACIFW, Ramir Severiano, e o diretor de patrimônio da entidade, Ivan Carlos Viana, que questionou a empresa a respeito da falta de aviso prévio e do investimento que deve ser feito no município, além da manutenção da estrutura.
O desabastecimento sequencial de energia, de acordo com promotor de Justiça, João Pedro Togni, “causou prejuízos imensos, impedindo, praticamente, o trabalho de todos. Isso gerou uma preocupação do MP, que instaurou um inquérito civil público para termos uma extensão dos danos. A RGE nos procurou e se demonstrou interessada em solucionar os problemas”, destacou Togni.
O intuito, de acordo com o promotor, é que se tenha ampla divulgação das interrupções de energia, fazendo com que haja uma programação por parte do consumidor. “Isso já está acontecendo nos veículos de comunicação. Mas é preciso avançar e, por isso, a RGE mostrou um mapa de investimento para a região. Tivemos algumas melhorias, mas é preciso conhecer os problemas sentidos para os municípios, até para que a RGE possa dar o retorno e termos melhorias”, complementou.

RGE afirma compromissos e revela investimentos
Fazem parte da abrangência da comarca da RGE de Frederico Westphalen, além do município-sede, as cidades de Taquaruçu do Sul, Caiçara, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Vicente Dutra e Vista Alegre. Nestes sete municípios, a RGE, de acordo com o exposto na audiência, realizou nos últimos três anos um investimento total de R$ 24,8 milhões, sendo investido, em 2018, um montante superior aos R$ 9 milhões.
Dentre as ações estipuladas pela companhia, está o Plano de Ação Emergencial para 2019, o qual, segundo a companhia, buscou mapear os pontos críticos onde ocorreram as interrupções no fornecimento de energia.
No período de janeiro do ano passado até a quarta-feira, 10, foram realizadas 239 solicitações de ressarcimentos, sendo 178 (75%) julgadas pela RGE como improcedentes e outras 61 (25%) procedentes, resultando em um total de R$ 362 mil.

O que foi dito
Uma das maiores reclamações por parte dos empresários foram os prejuízos ocasionados pela falta de energia durante o horário comercial. Esta foi uma das demandas expostas por Ramir Severiano, presidente da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACIFW).
– Não posso ficar com meus funcionários parados sem ter uma previsão para que a luz volte. Para o comércio isso é muito prejudicial, porque, hoje, em dia, somos dependentes do fornecimento de energia – destacou.
Em resposta, o gerente regional da RGE, Gilmar Pavinato, disse ter consciência dos transtornos. No entanto, segundo ele, a companhia detectou o problema que está sendo corrigido.
– Nós estávamos fazendo as devidas divulgações dos desligamentos de energia. No entanto, as mídias que utilizávamos não atingiam o público total que queríamos. Diante disso, resolvemos investir em comunicação e já estamos percebendo os resultados – ressaltou.
Em Vista Alegre, em localidades do interior, de acordo com o exposto por Nelson Rosa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, há, em comunidades, a presença de duas companhias de energia. “Temos a Creluz e a RGE, e o problema das quedas de energia somente acontece com a RGE. Até nos atendimentos percebemos agilidade quando se trata de Creluz”, comentou.
A mesma situação foi revelada por representantes dos demais municípios que participaram do encontro. No entanto, segundo a RGE, o mapeamento realizado pela companhia irá permitir melhores investimentos nestes locais onde há faltas constantes de energia. A inexistência de acesso para cadeirantes em locais de atendimentos da RGE também foi colocada por uma participante da audiência. A situação, de acordo com a companhia, será avaliada.

Confira como foi a audiência na transmissão AO VIVO:

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FONTE: Jornal O Alto Uruguai e Ascom/ACIFW
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