TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Mercado dá sinais de melhorias, afirmam varejistas gaúchos
22 de Dezembro de 2017

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, observa que o poder de compra das famílias aumentou em 2017 pela dinâmica da inflação e dos juros. "Além disso, ainda que timidamente, o mercado de trabalho dá sinais de melhoras, o que ajuda a reforçar a confiança e o retorno ao consumo", destaca o dirigente. "Este será um ano melhor para o varejo. Os juros caíram, os fundamentos da economia estão melhores, e, com os investimentos previstos, a economia tende a retomar, assim como as vendas no comércio", concorda o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

O dirigente destaca que a reformulação da CLT contribuiu para a contratação, a exemplo do contrato intermitente, que beneficia os lojistas que tenham seu pico de movimento aos sábados e domingos, podendo contratar pessoas para trabalhar nesse período. "O movimento tem crescido. Nós esperamos acréscimo nas vendas de Natal, e, para 2018, novos investimentos, com lojas vendendo mais e impactando positivamente na economia."

Bohn reforça que a reforma trabalhista, "ainda que não perfeita", representa um grande e importante avanço para a flexibilização das relações de trabalho, e para o aumento da empregabilidade e da competitividade do setor de serviços. "Os tribunais precisam, agora, respeitar a lei, e nós vamos lutar por isso", alerta. Ele também considera fundamental que ocorram outras reformas, como administrativa, tributária e previdenciária.

Na percepção da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), a retomada do crescimento das vendas no varejo gaúcho começou no início de 2017 e acelerou a partir do segundo trimestre, com a influência da liberação das contas inativas do FGTS, da safra agrícola (que bateu novo recorde neste ano) e da queda da taxa de juros. "Mas ainda existe um longo caminho para a plena recuperação do comércio lojista", destaca o presidente da entidade, Vitor Augusto Koch. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o único empreendimento com previsão de inauguração para 2018 é o Passo Fundo Shopping, que terá 30 mil de ABL (Área Bruta Locável).

O presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer, confirma que "há poucas opções de novos shoppings" no Estado. "No entanto, fizemos uma reunião com os associados, na qual mais de 30% apontaram que devem investir em novas lojas, ou melhorias nas que já existem, além de estar dispostos a injetar recursos em tecnologia e treinamento de funcionários." A expectativa do aumento de vendas na AGV é conservadora, com estimativa de alta de 5% a 7% sobre o primeiro semestre de 2017.
FONTE: Jornal do Comércio
Fotos

Comentários