TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Projeções para crescimento da economia no ano já chegam a 1%
04 de Setembro de 2017

Com um forte impulso do consumo das famílias, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,2% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores, acima das expectativas de boa parte do mercado. Segundo o IBGE, foi a segunda alta seguida, após o avanço de 1% de janeiro a março, o que sinaliza de maneira mais clara que a recessão está ficando para trás. Com o resultado, analistas e instituições financeiras passaram a rever suas projeções para o ano, e já há apostas de um crescimento até superior a 1% este ano.

A alta de 1,4% no consumo, principal vetor do crescimento da economia no trimestre passado, teve influência direta da desaceleração da inflação, que eleva o poder de compra, da queda dos juros e da liberação das contas inativas do FGTS. No lado da produção, os serviços tiveram crescimento expressivo, de 0,6%.

Os investimentos registraram baixa de 0,7%, a 13ª queda trimestral consecutiva, puxando junto o PIB da indústria, o que fez alguns economistas pedirem cautela no otimismo. Para a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, ainda é cedo para falar em recuperação. O Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace) da FGV, órgão independente que se dedica a determinar o início e o fim das recessões, marcou o início do atual ciclo recessivo no segundo trimestre de 2014, mas ainda fará uma reunião para determinar se chegou ao fim.
FONTE: Jornal do Comércio
Fotos

Comentários