TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Dia do Comércio
16 de Julho de 2017

O jornal do Comércio desta última sexta-feira, dia 14 de julho, preparou um caderno especial do Dia do Comércio. O caderno traz matérias de diversas entidades, dentre elas, parceiras da ACIFW. Separamos alguns trechos para que você possa saber mais sobre eles, confira:

FEDERASUL: Estímulo ao maior engajamento dos associados

A Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul - Federasul chega aos 90 anos de fundação com ambição e ousadia. Primeira mulher a ocupar a presidência da entidade em toda a sua história, a empresária Simone Leite fecha um ano de gestão comemorando avanços. E planejando um futuro com líderes da classe produtiva tomando as rédeas do País. Nova presidente, novo nome e maior participação marcaram o último ano da Federasul. A mudança na denominação foi uma forma de oficializar a abrangência da entidade, que tem entre seus quadros centrais, câmaras e associações comerciais, industriais, de serviço, agricultura e tecnologia. Após aprovação em estatuto, a entidade passou a chamar-se Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul, para evidenciar a pluralidade de segmentos e setores. Segundo Simone, houve mudança de postura no sentido de agregar desde as micro, pequenas e médias empresas até os grandes conglomerados. Somente assim, de acordo com a ela, é possível ter um olhar sobre o setor como um todo. A mudança de postura incluiu também aliar à experiência o trabalho dos jovens e das mulheres, como uma forma de ter amplitude de visões.

CDL POA | SCPC: Foco no atendimento ao associado

A evolução dos desafios presentes no cotidiano dos varejistas - da crise econômica à necessidade de adaptação às novas tecnologias e mídias - também desencadeou transformações em uma das principais entidades do setor no Estado, a Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL da Capital. Neste ano, a CDL Porto Alegre busca consolidar uma nova etapa de suas quase seis décadas de atuação, enfatizando especialmente a oferta de soluções e serviços para as empresas associadas. A proposta da atual gestão, iniciada em 2016, está sintetizada no novo slogan da instituição, adotado no ano passado - "Inteligência a serviço do seu negócio". Nesse sentido, a CDL passou por um processo de reestruturação da gestão, sempre com o foco no atendimento aos empreendedores. A CDL tem hoje cerca de 80 produtos e soluções diferentes à disposição das empresas associadas. Há, por exemplo, cursos de capacitação e projetos de auxílio aos lojistas em aspectos como a exploração correta dos bancos de dados.

SEBRAE: Sebrae comemora números positivos

São números que orgulham e motivam. Segundo pesquisas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae-RS, 97% dos empresários consideram-se melhor preparados para enfrentar os desafios de liderar os seus negócios após participarem dos projetos do Sebrae; e 92% aumentaram a relação e troca com outros empresários. Além disso, a taxa de mortalidade de empresas que participam das atividades da entidade é quatro vezes menor do que a média de mercado. As companhias envolvidas geraram, em média, duas vezes mais empregos, e a maioria aumentou em mais de 10% seu faturamento no último ciclo. O Sebrae-RS é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte, considerados assim por terem um faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões. Opera há mais de 40 anos e tem como estratégia a atuação por meio de cadeias produtivas, a partir da identificação das oportunidades e ameaças existentes no mercado, buscando o aumento da competitividade.

SENAC: Senac mantém portfólio com mais de 600 cursos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul - Senac-RS é uma entidade com mais de 70 anos que atende, hoje, um contingente de mais de 150 mil pessoas. O presidente da Fecomércio-RS, a qual pertence o Senac, Luiz Carlos Bohn, lembra que, em 2007, com uma economia em desenvolvimento - o PIB crescendo 6,1% -as empresas queriam contratar, mas faltavam trabalhadores. Passada uma década, o País tem 14 milhões de desempregados, as empresas querem contratar, mas não encontram pessoas com a formação, ou com o perfil desejado. O Senac mantém um portfólio com mais de 600 cursos nas áreas de ambiente, artes, beleza, comércio, comunicação, design, educação, gastronomia, gestão, idiomas, informática, moda, saúde, segurança, trânsito, turismo e zeladoria. Atualmente, a instituição oferece módulos de aprendizagem, cursos livres, técnicos, graduação, pós-graduação e extensão, nas modalidades presencial e a distância. Entre os mais procurados estão os nas áreas de beleza, gastronomia, informática, gestão, saúde e idiomas. Desde 2015, a entidade também oferta cursos técnicos a distância para brasileiros que residem no Japão. E, desde janeiro deste ano, o Senac-RS também conta com um Programa de Intercâmbios, com preços diferenciados para seus alunos. São 43 Unidades Educacionais, distribuídas em 33 municípios do interior do Estado, além de Porto Alegre. A estrutura de atendimento também compreende 23 Balcões de Atendimento, que são operados em parceria com o Sesc-RS. São mais de 60 pontos, alcançando os 497 municípios gaúchos.

SESC: Ações devem contar com mais de 9 milhões de participantes

O Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) é uma das atividades mais atuantes nas áreas de saúde, esporte, lazer, turismo e cidadania. Com a missão de promover ações voltadas aos trabalhadores do comércio, sua capilaridade e multidisciplinaridade ultrapassa esses limites e atinge toda a sociedade. A projeção para este ano é a de que mais de 9 milhões de gaúchos participem das atividades promovidas pela entidade, segundo o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O Sesc-RS tem atualmente 43 Unidades Operacionais e 23 Unidades Conjuntas Sesc/Senac. Em 2016, o Sesc comemorou 70 anos no Brasil. No Rio Grande do Sul, a instituição, pertencente ao Sistema Fecomércio-RS, atua em 100% dos municípios. Entre as ações realizadas neste primeiro semestre estão as de saúde, esporte, lazer, cultura, turismo e cidadania, destinadas aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, além dos empresários do setor e a comunidade. Com atuação sistemática em todas as regiões do Estado, os beneficiários utilizaram as mais de 40 academias em dezenas de cidades gaúchas, além dos consultórios de nutrição e clínica geral em Santana do Livramento e Santa Cruz do Sul. Com as centenas de pacotes turísticos oferecidos, famílias inteiras se divertiram em viagens a hotéis do próprio Sesc-RS e em estabelecimentos conveniados.

FECOMÉRCIO: Fecomércio promove defesa das reformas

A conjuntura de retração econômica - que trouxe desemprego e dificuldades de crédito para os empreendedores, especialmente aqueles das micro e pequenas empresas - desembocou em um cenário desfavorável para o comércio e para os mercados de serviços e turismo em 2017. A partir dessa avaliação, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul - Fecomércio-RS vem intensificando as ações voltadas à qualificação das entidades filiadas e à defesa das principais bandeiras do setor - entre elas, as reformas trabalhista, previdenciária e tributária, defendidas como essenciais para o futuro econômico do País. Neste ano, as perspectivas dessas três reformas são o tema principal de um dos principais projetos da federação: o ciclo de eventos Giro Pelo Rio Grande, em que especialistas vão ao interior do Estado para apresentar informações e debater com as lideranças empresariais locais. Representante de 112 entidades patronais do Estado, muitas delas ligadas ao varejo e aos serviços, a Fecomércio também tem se voltado para a qualificação da gestão dos sindicatos. O crescimento do comércio virtual e do papel da internet na divulgação e no próprio desenvolvimento das empresas também figura entre as pautas da Fecomércio, que oferece planos de orientação para os comerciantes implantarem suas lojas on-line.
FONTE: Assessoria de Imprensa ACIFW | Jornal do Comércio
Fotos

Ainda não há fotos cadastradas
Comentários