TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Foco para enfrentar sazonalidade dos negócios é o planejamento, dizem especialistas
29 de Maio de 2017
Não existe uma receita infalível para lidar com a sazonalidade dos negócios, mas é consenso entre especialistas que o planejamento é o primeiro passo para qualquer empresa se manter viável nesse cenário. Para a gerente regional da Endeavor do Estado, Milena Dalacorte, o empresário deve saber em detalhes quando o consumo aumenta e cai, diferenciando por produtos, de forma a prever as oscilações de mercado e definir promoções, sugestões de compra e investimentos mais adequados ao momento. “A análise deve ser a mais abrangente possível, com datas precisas para alocar recursos, ter um plano ‘b’ em períodos de baixa e se preparar bem para quando faltar condições”, diz.

Além disso, tão importante quanto a preparação para períodos de baixa seria garantir que não falte matéria-prima – e, consequentemente, produto – na sazonalidade positiva, assim como treinamento adequado de equipe para o atendimento de maior fluxo de clientes, orienta Milena.

Roger Klafke, técnico da gerência setorial de indústria, comércio e serviços do Sebrae-RS, acredita que uma saída é diversificar a oferta quando o clima não ajuda, mas alerta para que os empresários busquem alternativas que não descaracterizem a empresa. “Não pode agir no desespero, tem de ser algo que tenha a ver com o negócio, ou acaba caindo no problema de falta de posicionamento de marca. O cliente não vai saber no que o negócio é bom”, sugere Klafke.
FONTE: Jornal do Comércio
Fotos

Comentários