TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Comércio de FW está em clima de romance
09 de Junho de 2016
Sabadão de negócios acontece no sábado, véspera de Dia dos Namorados
A data mais romântica do calendário - 12 de junho, Dia dos Namorados - se aproxima e, com ela, a expectativa dos comerciantes. O Dia dos Namorados está entre as principais datas comemorativas para o comércio, já que grande parte dos consumidores aproveita o dia para presentear os companheiros. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RS, em municípios como Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Ijuí, os gaúchos planejam desembolsar R$ 129,44, em média para a compra de presentes nesse Dia dos Namorados. Assim como no ano passado, os homens estão dispostos a gastar mais com mimos na data comemorativa - cerca de R$ 133,88 -, enquanto as mulheres projetam aplicar R$ 125,58, em média.
A pesquisa ainda aponta que a parcela de consumidores que pretende usar o mesmo valor do ano passado é de 43,9%, enquanto os que manifestaram a intenção de desembolsar mais pelos presentes somam 29,3%. Os que manifestaram a intenção de gastar menos correspondem a 26,8% dos entrevistados. Segundo as estimativas da Assessoria Econômica da Fecomércio-RS, as vendas do varejo gaúcho para o Dia dos Namorados devem apresentar uma queda real entre 3,5% e 4,5% em relação à mesma data do ano passado.

Itens de vestuário e flores devem ser os preferidos
Assim como em pesquisas anteriores, os artigos de vestuário (43,9%) foram os mais citados como intenção de compra, seguido de flores (18,0%), perfumes e cosméticos (13,4%) e calçados (12,0%). Os locais preferidos para fazer as compras para o Dia dos Namorados serão as lojas do centro das cdades, apontadas por 48,3% do total dos entrevistados. Além disso, as vendas no varejo serão concentradas em das mais próximos a data. A pesquisa aponta que 88,9% das compras serão efetuadas no máximo uma semana antes do dia 12 de junho. Os que apostam no planejamento com duas semanas de antecedência somam 8,2% e três semanas, apenas 0,8%.

Consumidores devem pagar à vista
Outro destaque da pesquisa Dia dos Namorados 2016 da Fecomércio-RS é com relação à forma de pagamento das compras. Para evitar maior endividamento, a maioria dos gaúchos entrevistados (80,8%) pretende adquirir os presentes à vista, enquanto apenas 19,2% indicaram a intenção de utilizar o prazo. Entre os que vão parcelar 76,7% farão em até três vezes.

Jantar fora está entre as opções de programação
Entre os entrevistados, 59,0% afirmaram que pretendem proporcionar um evento especial na data. Almoço ou jantar fora foi o mais citado (55,1%), seguido de almoço ou jantar em casa (28,2%). Para a proprietária de um restaurante e pizzaria de FW, Neide Ferreira, a data estimula que as pessoas saiam de casa para comemorar. "Para o Dia dos Namorados sempre registramos uma boa procura por jantares. Em relação aos outros dias, o movimento é bem maior. Não trabalhamos com reservas, mas às vezes reservamos se for para muitas pessoas", declara.

Realidade local
Em Frederico Westphalen, os comerciantes estão animados com a chegada da data. De acordo com o gerente de uma loja de confecções femininas e masculinas do município, Gilberto Razia, o Dia dos Namorados fomenta a comercialização de produtos. "É uma data que temos um crescimento significativo nas vendas, é a segunda principal data depois do Natal", comenta. A previsão de frio intenso para os próximos dias também deve influenciar. "Esperamos um aumento considerável nas vendas, nos preparamos com muitas mercadorias, temos uma variedade enorme, e em função do frio os clientes também aproveitam para presentear com uma roupa bem quentinha", declara Razia.
Para o gerente de uma loja de departamentos de FW, Rafael Silva, diversos itens são comercializados nesta data. "Historicamente vendemos barbeadores, secadores de cabelo e linhas para o visual das pessoas. Também tem os namorados que compram eletrônicos como celular e linhas de informática, como notebook e tablet", afirma.
A preparação de kits com diversos itens, especialmente para presentear o companheiro, e a decoração de vitrines e espaços internos já fazem parte da rotina dos empreendedores. Segundo a proprietária de uma loja de cosméticos e perfumaria de FW, Isabel Guerra Balestrin, a divulgação faz a diferença. "Estou tentando focar bastante em vitrine, divulgação no Facebook, Instagram e publicidades, para divulgar as novidades para esta data. Isso sempre acaba agregando e acrescentando vendas. Além disso, montamos kits específicos para 12 de junho, os clientes estão vindo, olhando e adquirindo aos poucos. Acredito que nesta semana e principalmente no sábado", comenta.
Em alguns estabelecimentos, as comercializações já começaram, mas a expectativa é de que o sábado, 11, véspera de Dia dos Namorados, seja movimentado no comércio, conforme comenta a consultora de vendas de uma loja de perfumaria, Gisele Piton. "A gente já começou a vender e, principalmente sexta-feira e sábado, esperamos que tenhamos um bom número de comercialização. Nos cinco anos que atuo na loja, vendemos bastante nesta época, pois é uma das datas mais importantes para se presentear. Já faz mais de uma semana que estamos com uma campanha especial, montamos kit perfume e outro produto para presentear", explica.
FONTE: Jornal O Alto Uruguai
Fotos

Comentários