TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Inovação: o grande diferencial
19 de Janeiro de 2017
A inovação é hoje um grande diferencial no mundo dos negócios. Embora faz tempo que eu e você temos lido e ouvido sobre isso, a cada um dos últimos anos, e ao que parece, em 2017 com maior velocidade ainda, o nível de inovação ganha escala como diferencial das organizações.
Precisamos aprender continuamente a repensar nossos negócios, processos e produtos, além de revitalizar a visão, iniciando pelos que gerem e lideram. Carmine Gallo, autora que estudou e escreveu sobre o modo como Steve Jobs, co-fundador da Apple, acionista da Disney e ex-diretor da Pixar, pensava e agia de forma inovadora para suas empresas, sugere sete princípios simples, significativos e acessíveis para orientar quem quer inovar. Sob o prisma “Pense diferente”, que passou a ser o slogan da Apple, os princípios pregados por Jobs para a inovação são os seguintes:

- Faça o que você gosta. Pense diferente sobre a sua carreira.
- Cause impacto no universo. Pense diferente sobre sua visão.
- Ponha seu cérebro para funcionar. Pense diferente de como você pensa.
- Venda sonhos ao invés de produtos. Pense diferente sobre seus clientes.
- Diga não a mil coisas. Pense diferente sobre o design.
- Crie expectativas incríveis. Pense diferente sobre sua marca.
- Defina bem sua comunicação. Pense diferente sobre seu produto.

Embora a lista possa parecer simplória para alguns, acredito que quanto mais simples conseguimos comunicar ideias e iniciativas, facilitamos a compreensão do que deseja transmitir, para mais pessoas. Fazer mais gente inovar é fundamental para descobrir novos modos de liberar o potencial dos grupos na criação de ambientes de estímulo à inovação em todos os níveis das organizações. Superar os concorrentes mais poderosos, desenvolver produtos revolucionários, atrair os clientes mais fiéis e menos preocupados com os preços e prosperar nos tempos mais desafiadores, é possível com um maior nível de inovação! A inovação é a mensagem do momento e trata, principalmente, de como usar melhor os recursos existentes, num mundo em constante transformação, que atravessa crises de diferentes ordens. Neste contexto, a inovação precisa ser um compromisso com a melhoria contínua por parte de todos numa organização. Os hábitos tradicionais podem representar algumas barreiras e por isso precisamos questionar com frequência os hábitos de cada um.
Hoje há uma consciência quase que geral de que inovação é a melhor maneira de buscar e sustentar a prosperidade social e econômica. Estamos olhando para 2017 e tentando antecipar “como será”. Podemos ver tudo nublado, mas com ideias inteligentes, que possam enfrentar e transformar problemas reais em soluções que melhorem a vida das pessoas, vamos gerar prosperidade.
Os cientistas têm mostrado que a melhor maneira de nos mantermos ativos, criativos e inovadores conforme vamos envelhecendo é nos expormos a ideias e a pessoas diferentes, que desafiam a nossa maneira de pensar. Steve Jobs disse que “a inovação diferencia um líder de um seguidor”.
Dizem que a maioria das pessoas gasta mais tempo elaborando a lista do supermercado, do que pensando e projetando o seu futuro. É preciso nos darmos conta de que fazemos muito bem, somente aquilo que amamos fazer, por isso a recomendação para inovar e fazer melhor é: faça o que você gosta. Joseph Campell escreveu “Siga sua felicidade e o universo abrirá portas para você onde somente existiam paredes”, no livro “O poder do mito”.
Para nossa vida, nossas empresas, instituições e cidades melhores os desejos de muita inovação em 2017!
FONTE: Marcelo Blume / Colunista Jornal O Alto Uruguai
Fotos

Comentários