TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
A cada 40 minutos, uma morte
18 de Novembro de 2016
Câncer de proposta é o que mais mata homens no Brasil\r\n
Amplamente difundidas no Brasil desde 2014, as campanhas de prevenção ao câncer de próstata do Novembro Azul ainda não atingem, de forma massiva, os homens. A desinformação, a busca tardia para o tratamento e a falta de hábito de consultar o médico são considerados os principais fatores para que a doença resulte em óbito.
Na noite de segunda-feira, 14, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma palestra com o médico urologista Talvã Norberto Grando, que destacou a importância da prevenção à doença. “Os números são alarmantes. Depois do câncer de pele, o de próstata é o de maior incidência entre os homens e é o que mais mata. A cada sete minutos, um homem é diagnosticado com câncer de próstata e, a cada 40 minutos, um morre no Brasil. Precisamos prevenir”, salientou.
No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata e, de acordo com o médico, 61 mil novos casos devem ser diagnosticados em 2016 e ocorrer 20 mil mortes relacionadas à doença. “Infelizmente não foi descoberto nada que evite o câncer de próstata. O que se consegue fazer é o diagnóstico precoce com prevenção, além de uma vida saudável. Se diagnosticado antes de atingir outros órgãos, ele tem 98% de chance de cura”, comentou.

Exame e prevenção
Grando salienta ainda que o rastreamento é feito pelo exame de toque, assim como o câncer de mama. “Os homens tem receio de procurar seu urologista, diferentemente das mulheres, que buscam o médico no mínimo uma vez por ano, pois muitos deles, estando na faixa dos 50 anos, nunca foram ao urologista e a maioria vai por indicação das esposas, que têm essa preocupação maior com a saúde”.
A orientação é que homens acima de 50 anos ou com 45 anos e riscos genético devem buscar o médico de confiança ou o posto de saúde para fazer o diagnóstico precoce e a consequente prevenção.
FONTE: Jornal Folha do Noroeste
Fotos

Comentários