TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Você sabe o que é “Funil de Vendas”?
14 de Setembro de 2016
Saiba o que é, como funciona e o porquê você deveria aplicar o Funil de Vendas na sua empresa.
No dia 27 deste mês, o Sebrae-FW irá promover a palestra "Potencialize suas vendas: conheça e aplique o funil de vendas", a partir 19h15min na sala 7 da ACIFW.
Entenda um pouco do que é o Funil de Vendas e o que ele pode fazer para o seu negócio.
  • O que é funil de vendas?
O funil de vendas (ou pipeline) é um processo que consiste em conduzir ou acompanhar o seu cliente a partir do momento em que ele toma conhecimento de uma solução vendida pela sua empresa até o fechamento do negócio. Trata-se de um modelo estratégico que mostra cada etapa seguida pelo consumidor até fechar a compra.
No funil é ilustrado cada parte da venda, desde o primeiro contato com a sua empresa à pesquisa feita pelo consumidor sobre o item e o mercado que o comercializa, até chegarmos na ação da própria compra. Existem camadas no funil de vendas. Ele não é um processo homogêneo, mas ocorre por várias etapas.
  • O funil é dividido em 3 partes, que são:

Topo do funil
O topo é a parte mais larga do funil, conhecido também como a parte da consciência. Aqui a pessoa não está ciente sobre uma determinada necessidade ou problema que ela tenha. Em outras palavras, ela não busca nenhum produto ou serviço e desconhece qualquer demanda. Por isso, ela não é considerado um cliente real (ainda). A ideia é tornar o visitante em um comprador real. Logo o importante nessa fase é aumentar o tráfego para atrair futuros clientes, isto é, gerar mais leads. Para isso, é importante fazer com que o visitante descubra uma necessidade e tenha interesse na sua empresa para avançar para o meio do funil.

Meio do funil

A segunda camada do funil é onde o futuro cliente já descobriu que tem alguma demanda ou problema e busca sua solução. É o estágio em que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda está em dúvida se deve ou não contratá-lo. Nesse momento, o futuro consumidor pesquisa mais profundamente sobre a solução que as empresas oferecem e decidem se vão adquirir ou não o item vendido. Quando ele se decide ele avança para o fundo do funil.

Fundo do funil
Na última parte do funil é que a lead qualificada avalia seu produto ou serviço. Ela faz comparações com outras empresas e escolhe qual a melhor alternativa. Em seguida, ela finaliza todo o processo, realizando a compra. Ao entender as ideias do funil fica bem claro entender como ele é benéfico para sua organização.
  • Quais as vantagens de se aplicar o Funil de Vendas?

Melhor conhecimento sobre a sua equipe
O funil permite verificar como é o desempenho da sua equipe de trabalho. Em cada etapa do método, é possível mensurar a produtividade dos vendedores, onde eles têm mais dificuldades e os resultados obtidos por cada um.
Em outras palavras, fica bem mais fácil saber se o setor de vendas conseguirá cumprir a meta, o tempo necessário para alcançá-la e identificar porque alguns membros conseguem vender mais que os outros. Com as informações obtidas pelo funil você dá um ótimo feedback aos seus colaboradores e contribui para uma maior produtividade no ambiente de trabalho.

Maior produtividade
Quando os colaboradores sabem que o trabalho está sendo acompanhado e que os dados fundamentais são identificados, a tendência é que eles se empenhem mais para apresentar melhores resultados. Desse modo, todo o seu time terá mais foco, alinhando seus esforços com os objetivos da empresa e otimizando sua gestão.

Otimização da gestão
O funil é trabalhado com o intuito de padronizar o ciclo de vendas, tornando a análise de cada estágio deste processo mais objetivo e ágil. Com isso, a equipe de gerenciamento ganha mais foco e assertividade, provendo melhores chances para fechar um negócio.

Melhor aproveitamento das oportunidades de negócios
Com o funil de vendas você conhece o status de cada venda, isto é, as chances que cada negócio tem de ser efetivado. Logo, fica mais fácil aplicar estratégias para aumentar a possibilidade de fechar o negócio.
Do mesmo modo, é possível identificar se há novas possibilidades de atuação, ou seja, identificar se os clientes potenciais ou reais estão precisando de outras demandas. Com isso, você terá respostas para otimizar seus produtos e ou serviços.

Respostas para o desenvolvimento de produtos
Ao longo do relacionamento com os clientes, você terá informações valiosas que apontam novos caminhos para aperfeiçoar os serviços ou produtos desenvolvidos por sua organização. Por identificar essas demandas, sua empresa consegue prover aos seus clientes algo a mais, ou seja, consegue ir além das expectativas.
Assim, você tem maior fidelização de clientes e conseguirá atrair novos, aumentando seu volume de vendas. Contudo, mesmo com tantos benefícios é preciso ter alguns cuidados quando o assunto é funil de vendas.

Fonte: http://marketingdeconteudo.com/
FONTE: Assessoria de Imprensa
Fotos

Comentários