TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
ACIFW apresenta demandas a candidatos ao Executivo
31 de Agosto de 2016
Carta Aberta apresentada foi redigida com as demandas levantadas pelos associados da entidade
A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Frederico Westphalen promoveu, na manhã desta quarta-feira, 31, o encontro com os candidatos ao Executivo de Frederico Westphalen. A ação teve como objetivo apresentar, por meio de uma Carta Aberta, as principais demandas apontadas pelos empresários associados da entidade que deverão constar no plano de governo do próximo gestor, a fim de viabilizar condições para o desenvolvimento econômico e também social de Frederico Westphalen. A presidente da entidade, Simônia Gonçalves de Oliveira, exaltou a importância do encontro que possibilita ouvir as propostas dos candidatos a respeito dos assuntos pautados pelos associados. “Ficamos muito felizes por proporcionar esse encontro em que podemos levar aos candidatos o que pensam os nossos associados e com isso a entidade está cumprindo o seu papel de trabalhar em prol, também, do desenvolvimento de Frederico Westphalen” comentou.
O encontro iniciou às 8h com a presença de membros da diretoria da ACIFW e da imprensa local. A presidente entidade explicou a didática do encontro e esclareceu aos presentes a origem das revindicações que integram a Carta Aberta. “Foram centenas de questionamentos encaminhados pelos nossos associados, que são os micros, pequenos, médios e grandes empresários que entendem bem as necessidades do município” comentou Simônia.
O primeiro encontro da manhã foi com os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT), Paulo Vanderlei Vargas Groff e Chana Francini Beltramin Denti, acompanhados pelo coordenador da campanha, Jamir Centenaro. Logo após, os candidatos da coligação “Para Retomar o Desenvolvimento” (PMDB, PSDB, PR e PSOL), José Alberto Panosso e Diogo José Duarte, acompanhados do presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Frederico Westphalen, Jardel Dalla Valle, e do coordenador da campanha, Jacir José Luza. Os últimos a serem ouvidos pelos presentes foram os candidatos da coligação “União Por Frederico” (PP, DEM, PRB, PV, PCdoB, PDT, PTB, PSD), Marly Vendrusculo e Juliano Razia Del Paulo, acompanhados da coordenadora da campanha, Cristiane Vendrusculo. Lembrando que a ordem foi decidida por meio de sorteio na presença de representantes do partido e das coligações.
Foram ouvidas as propostas dos candidatos a respeito de diversas questões que envolvem o comércio, a indústria e a prestação de serviços, como o distrito industrial, estacionamento rotativo e transporte público, fomento do comércio local, saneamento básico, acessos ao município e marginais da BR 386, dentre outros assuntos. Confira a seguir a Carta Aberta redigida com as revindicações dos associados da ACIFW, apresentada e entregue aos candidatos que concorrem ao governo municipal nas eleições 2016:

Prezados

A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços de Frederico Westphalen - ACIFW formaliza, através desta Carta Aberta, um pedido especial para os candidatos que concorrem ao governo municipal nas eleições 2016. Este documento oficializa junto aos candidatos Paulo Vanderlei Vargas Groff e Chana Francini Beltramin Denti, do Partido dos Trabalhadores (PT), com o slogan FREDERICO NOVO, FREDERICO DO POVO!”; e das coligações “PARA RETOMAR O DESENVOLVIMENTO” (PMDB, PSDB, PR e PSOL) - José Alberto Panosso e Diogo José Duarte e “UNIÃO POR FREDERICO” (PP, DEM, PRB, PV, PCdoB, PDT, PTB, PSD) - Marly Vendrusculo e Juliano Razia Del Paulo - algumas reivindicações que integram pedidos formais de seus associados, micro, pequenos, médios e grandes empresários do município.
Dada a importância das empresas para o crescimento econômico do município, geração de emprego e renda, movimentação financeira, o que resulta numa arrecadação maior para os cofres públicos, registramos abaixo as demandas levantadas pelos associados:

1 – Solicitamos que seja revista a exclusividade hoje aprovada pelo COMUDE e legislativo, para que apenas empresas industriais se instalem no Distrito Industrial, abrindo espaço para que prestadoras de serviços também possam contar com a disponibilidade de uma área para expandir suas atividades, usufruir deste incentivo para seu desenvolvimento.
2 – Que os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento sejam indicados pelo Poder Executivo em conjunto com a Diretoria das entidades de classe.
3 – Que seja implementado um programa de incentivo às indústrias do município.
4 – Criação de uma estrutura de maquinários, sob gerenciamento da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, contendo ao menos uma retroescavadeira, motoniveladora, carregadeira, trator de esteiras, caminhões caçamba e rolo compactador, com a finalidade de prestar serviços as empresas na parte estrutural, como a colocação de cascalho, brita e terraplanagem.
5 – Que o Secretário Municipal da Indústria e Comércio seja definido por critérios técnicos, tendo o perfil de gestor, compreendendo as necessidades da classe empresarial.
6 – Que a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio conte com um orçamento e que este seja preservado para a aplicação em investimentos que resultem em ações que promovam o desenvolvimento dos setores do comércio, indústria e prestação de serviços.
7 – Que a Administração Municipal implemente um programa de atração de novas empresas, bem como conte com dispositivos que incentivem a permanência das empresas já instaladas em nossa cidade e que apoie os micro e pequenos negócios. Crie mecanismo para incentivar a participação das micro e pequenas nas licitações e compras públicas.
8 – Implementação de um programa de descentralização dos serviços públicos, incentivando assim o desenvolvimento do comércio nos bairros do município.
9 – Que haja fiscalização atuante e eficaz junto a ambulantes, sacoleiros, bem como a proibição de realização de feiras temporárias, promovidas por empresas não instaladas em FW.
10 – Que a futura Administração Municipal tenha um programa de apoio as entidades empresariais para o fomento de iniciativas e campanhas do comércio local a fim de promover datas comerciais importantes como Dia das Mães, Páscoa, Dia dos Pais, Natal, entre outras.
11 – Que seja implantado o sistema de estacionamento rotativo, amenizando o problema de falta de vagas no centro da cidade, o que vem prejudicando o comércio local.
12 – Que seja realizado um estudo para a implantação do Transporte Coletivo Urbano e que este seja colocado em discussão com a classe empresarial e comunidade em geral.
13 – Que sejam estabelecidos critérios priorizando a disponibilidade de vagas nas creches do município para filhos de mães que comprovem sua necessidade, especialmente em relação ao trabalho.
14 – Que seja dada continuidade as obras de implementação do sistema de tratamento de esgoto do município.
15 – Que sejam implementadas campanhas preventivas a epidemias de dengue, zika vírus e outras epidemias, através uma política de ações preventivas como a redução de esgoto à céu aberto e ao destino correto do lixo.
16 – Implementar a coleta seletiva do lixo urbano, incentivando iniciativas sustentáveis da população.
17 – Que a Administração Municipal atue ativamente para a conclusão de obras estratégicas como a finalização da ponte em Castelinho incentivando o comércio entre aquela região e Frederico Westphalen, bem como apresente uma proposta para melhorar a estrutura da RS 591 no que tange aos moradores e empresas instaladas nas suas marginais.
18 – Que a Administração Municipal apresente uma programação junto ao DNIT para implantar as rodovias marginais a BR 386, no perímetro urbano de Frederico Westphalen, desde o posto serrano, ate o posto Paludão, e também priorizando os readequação dos acessos a cidade nos Trevos da Rua Caí, Trevo do Posto Serrano, Trevo do entroncamento da Santo Cerutti, Trevo da Maqgranja.
19 – Que a Administração Municipal se empenhe na mobilização, junto ao Governo Federal, para a construção da terceira faixa na rodovia BR 386 no trecho entre Seberi e Frederico Westphalen, agilizando o fluxo de veículos e aumentando a segurança de quem transita pela via ou que trabalha nas suas marginais.
20 – Que sejam instaladas passarelas em pontos estratégicos, permitindo o deslocamento, em segurança, dos moradores destas regiões.
21 – Que a Administração Municipal atue ativamente na implementação da unidade de Frederico Westphalen do Hospital Público Regional, mobilizando forças políticas para conquistar recursos que viabilizem a concretização desta importante obra que trará desenvolvimento econômico e social para Frederico Westphalen e região. Hoje já existe o projeto de engenharia.
22 – Sabendo da importância do agronegócio para a economia do município, bem como das agroindústrias, que agregam valor a produção primária, solicitamos a implementação de um programa de incentivo ao desenvolvimento de áreas como a suinocultura e a bacia leiteira, com a prestação de serviços como a distribuição de dejetos convertidos em adubo, transformando um problema ambiental em solução para muitas propriedades.
23 – Que seja construída pelo Executivo Municipal, através de parcerias com o Governo Federal e Estadual, uma pista asfaltada para atender a demanda da aviação em FW. Acreditamos que uma boa estrutura de logística é fundamental para o desenvolvimento econômico da nossa cidade.
24 – Para atender a crescente demanda de espaço para a realização de cursos, treinamentos, palestras e outras iniciativas que visam capacitar empresários e colaboradores, a ACI iniciará nos próximos dias a construção de nova estrutura que será instalada no terreno localizado ao lado do prédio da sua sede, doado pela Administração Municipal. Para viabilizar este importante projeto para o desenvolvimento dos setores do Comércio, Indústria e Prestação de Serviço e também da cultura local, solicitamos a parceria do Poder Executivo, auxiliando na prestação de serviços estruturais que serão demandados durante o processo construtivo.
25 – Parceria nas edições do prêmio empresas e empresário do ano.
26 – A ACIFW a muitos anos detém os direitos sobre a marca Expofred e por ser realizadora em parceria com a administração municipal, a ACIFW tem total autonomia para atuar no planejamento e na gestão da Expofred, na questão de contratos, parcerias, patrocínios, bem como investimentos e contratação de fornecedores, pois após várias edições realizadas com pleno sucesso, obtendo resultados positivos no seu balanço, confirmou-se a eficiência do modelo de gestão onde o Poder Público contribui com a manutenção da estrutura do Parque Municipal e o investimento de recursos financeiros dentro das limitações do orçamento municipal. O que pensa o candidato em relação a esse modelo de gestão.
27 – Que a área do Parque de exposições seja preservada para a utilização da Expofred, evitando novas doações ou cedência de terrenos para entidades ou instituições. Reconhecemos a importância das doações até então realizadas, mas consideramos que o espaço atual em breve não atenderá a demanda da feira, visto seu crescimento em cada edição e problemas causados por entidades que não querem ceder o espaço mesmo sendo previsto em lei. Revisão dessas leis de doação. Construção de uma sede para comissão central na próxima feira.
28 – Que seja concluída a implantação do sistema de videomonitoramento, bem como a Administração Municipal cumpra sua parte estabelecida em contrato e se empenhe na manutenção da estrutura.


Desta forma, firmamos a presente Carta, por ser expressão da verdade e nos termos propostos.
Respeitosamente,

-----------------------------------------------
Simônia Gonçalves de Oliveira
Presidente da Associação Comercial, Industrial e de
Prestação de Serviços de Frederico Westphalen
FONTE: Assessoria de Imprensa
Fotos

Comentários