TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
Seminário de Gestão de Recursos Hídricos acontece em Frederico Westphalen
16 de Agosto de 2016
Aproximadamente 300 pessoas acompanham as palestras que acontecem no IFF de Frederico Westphalen
Você sabia que três dos dez rios mais poluídos do Brasil estão em solo Gaúcho? Esse foi um dos temas discutidos no primeiro dia do 1º Seminário de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio da Várzea. Aproximadamente 300 pessoas, autoridades, acadêmicos, professores e profissionais da área, fazem parte deste momento de discussão e reflexão a respeito de temas relacionados à gestão dos recursos hídricos, matrizes energéticas, sanidade ambiental, direito ambiental dentre outros temas, apresentados no primeiro dia de seminário. Ao final de cada turno é realizada uma mesa redonda para que os presentes possam sanar as suas dúvidas junto aos palestrantes.
A palestrante Jussara Cabra Cruz, Engenheira Civil, Dra. Professora da UFSM, CNRH e Ex-Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) abriu ciclo de palestras da manhã esclarecendo as funções e importância da atuação dos comitês de bacia na gestão dos recursos hídricos. Após, Ivan Carlos Viana, Biólogo, Engenheiro Ambiental e Vice-presidente do Comitê de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da Bacia do Rio da Várzea, explanou a respeito das matrizes energéticas.
Substâncias farmacêuticas encontradas na água que podem afetar o nosso metabolismo foi um dos assuntos abordados pelo palestrante Jeferson Alves da Costa Júnior, Engenheiro Agrônomo, Dr. Professor da UFSM-FW, que esclareceu questões a respeito do tema sanidade ambiental, qualidade e possíveis doenças presentes na água. O Dr. Professor da UFSM-FW e coordenador do Grupo de Pesquisa: Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos, Genésio Mário da Rosa, explanou sobre as realizações do projeto, dentre elas a que visa a recuperação da nascente da Micro Bacia Lajeado Pardo, que abastece Frederico Westphalen e Caiçara. Encerrando o primeiro dia de palestras, o Engenheiro Agrícola, Dr., Vice-presidente da ABRH, Embrapa, falou a respeito do pagamento por serviços ambientais.
O segundo e último dia de seminário terá seis palestras, abordando temas como gerenciamento de desastres naturais, outorga, cobrança e gestão de águas subterrâneas, política e legislação ambiental, dentre outros. Iniciando os trabalhos do segundo dia do 1º Seminário de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio da Várzea, o japonês, Masato Kobiyama, formado em Ciências Especiais, Dr. Professor do IPH-UFRGS abordou o tema “Gerenciamento de desastres naturais e de recursos hídricos aplicando à hidrologia e usando bacias-escola”. Logo após, o Mestre em Engenharia Ambiental, Willian Fernando de Borba, explanou sobre o tema “Outorga, cobrança e gestão de águas subterrâneas”. Encerrando a manhã do segundo dia de debates, o Engenheiro Florestal, Dr. Professor da UFSM-FW, Rafael Balbinot propôs uma discussão sobre o novo código florestal, adequação ambiental e o cadastro ambiental rural (CAR).
O seminário continua a parir das 14h com o engenheiro Civil, Dr. Professor da UFSM, Geraldo Lopes da Silveira, com o tema “Uso da metodologia de bacia-escola no auxilio a gestores”. Logo após, o Engenheiro Ambiental, Me. Professor da UFPEL, João Francisco Carlexo Horn, abordará assuntos relacionados a “Resíduos sólidos na drenagem urbana”. O Engenheiro Florestal, Me. Doutorando da UFSM, Charles Rodrigo Belmonte Maffra, encerrará as atividades do 1º Seminário de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio da Várzea abordando o tema, “Engenharia natural e recuperação de áreas degradadas”.
O 1º Seminário de Gestão de Recursos Hídricos acontece é uma realização do grupo de pesquisa da UFSM-FW Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos e do grupo Gestão de Recursos Hídricos, com promoção do Governo do Estado e Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio da Várzea e apoio: Universidade Federal de Santa Maria campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), Instituto Federal Farroupilha (IFF), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Prefeitura Municipal, Emater-Ascar, Saltus Consutoria Ambiental e Florestal, Associação Comercial Industrial e de Prestação de Serviços de Frederico Westphalen (ACIFW) e Darup Comunicação Integrada.
FONTE: Assessoria de Imprensa ACIFW
Fotos

Comentários