TELEFONE
(55) 3744.4244
ACI FWNotícias
AEFW inicia atividades do Núcleo da Indústria
03 de Setembro de 2021
Integrar os industrialistas em busca do fortalecimento e desenvolvimento do setor através de capacitações específicas, visitas técnicas, articulações estratégicas e negociações coletivas. Este é o principal objetivo do Núcleo de Desenvolvimento da Indústria da Associação Empresarial ACI/CDL de Frederico Westphalen, que teve a primeira reunião na noite desta quinta-feira, 02, na sede da entidade. Nesta primeira reunião, participaram do encontro as seguintes empresas: Fabricare, Unna Maison, Bakof Tec, Giobor, Scadal Uniformes Industriais, Ferragens Pasini, Solar dos Vasos, Básico Brasil, Litografia Pluma e Fredtemper.
O encontro iniciou com a abertura da presidente da AEFW, Patricia Cerutti, que deu as boas vindas e apresentou a diretoria e proposta da reunião. Na sequência, o diretor de Indústria da Associação, Thiago Pegoraro, conduziu a reunião falando sobre a importância do Núcleo para o município e, também, para o fortalecimento de toda a região. O Assessor Tributário da AEFW, Alessandro Dal Piva, está colaborando com o grupo e fez uma acolhida a todos, destacando o diferencial que as empresas possuem de buscarem conhecimento e participarem das atividades.
O encontro contou com a apresentação do case da Metalúrgica LBN, de Erechim/RS, feita pelos proprietários, para que os presentes conhecessem um pouco mais do acompanhamento que eles tiveram do Sebrae desde 2010, apoio este que o Núcleo da AEFW também receberá de forma ativa ao longo das ações e na oferta de projetos personalizados para cada segmento.
Na sequência, a consultora de núcleos da AEFW, Aline Galhardo, explicou como funciona a metodologia dentro de um Núcleo Setorial, que acontece através do Programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) em parceria com o Sebrae. O Diretor para Assuntos Públicos e Municipais, Mauro Cesar Rosa, seguiu com o encontro tratando sobre a importância da visão estratégica dentro do grupo e o pensamento coletivo para fortalecimento de todos os nucleados, através da troca de experiências e conhecimentos sobre ferramentas úteis para as empresas, redução de custos com matéria prima, visibilidade, força política, dentre outros pontos.

“O Núcleo veio para fortalecer”
Para encerrar, cada participante se apresentou e compartilhou com o grupo as suas expectativas em participar do Núcleo e principais interesses. O empresário Volmir Scapim, da Scadal Uniformes Industriais, comentou sobre a importância das ações em grupo: “Temos já uma boa bagagem no segmento têxtil e a gente vê a importância do Núcleo, que veio para fortalecer, nos ajudar a melhorar e crescer. Vamos trabalhar juntos, explorarmos juntos e conquistarmos juntos o que cada um precisa, mas também o que a região precisa. Com certeza, com a ajuda do Sebrae e suas ferramentas, vamos ter ainda mais força e auxílio para planejar e buscar ainda mais”.

Exemplos práticos de ações do Núcleo
Dentre as atividades e iniciativas que podem ser desenvolvidas pelo grupo estão:
- Acesso a capacitações/consultorias com menor custo. Ex: Gestão de custos, formação preço de venda, 5S, gerenciamento produção, rotulagem nutricional...
- Visitas técnicas;
- Participação feiras e missões empresariais;
- Realização compras e vendas em conjunto;
- Captação recursos (Badesul, BRDE, Fundopem);
- Desenvolvimento pessoal e profissional;
- Acesso ampliação de mercados;
- Novas ferramentas para gestão da empresa;

Próxima reunião do Núcleo da Indústria
Ao final do encontro, o grupo já organizou a próxima reunião de trabalho para o dia 19 de outubro, às 18h, na sede da AEFW. Para participar do Núcleo da Indústria, as empresas podem entrar em contato com a Associação pelo telefone (55) 3744.4244, WhatsApp (55) 9 9664.7400 ou e-mail nucleos@aefw.com.br.
FONTE: Assessoria de Imprensa AEFW
Fotos

Comentários